A partir de 2016 motos também usarão a nova placa unificada pelo Mercosul

Em reunião na Argentina o grupo do Mercosul, composto por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, definiram o novo sistema de placa unificada à ser utilizado nos veículos dos cinco países a partir de 2016. A nova placa manterá as mesmas dimensões das já utilizadas no Brasil, segundo informação noticiada no site do governo, e também possuirá a mesma quantidade de caracteres, porém, agora será composta por duas letras, três números e mais duas letras (Exemplo: AB 123 CD).
As motocicletas de todos os países do Mercosul também serão obrigadas a utilizar a nova placa. Para a tristeza de alguns que acharam que ela poderia ficar menor, seu tamanho será o mesmo que equipa as motos atuais, mudando apenas os caracteres e cores. Na verdade, para as motocicletas o sistema adotará uma divisão/ordem diferente, mas se manterá com o mesmo total de 4 letras e 3 números.

Nova placa unificada para motos no Mercosul

Com um design semelhante aos países que integram a União Européia, a nova placa de veículos do Mercosul possui fundo branco com faixa azul na parte superior. Haverá ainda o símbolo do Mercosul no lado superior esquerdo, o nome do país ao centro e a bandeira do país de origem do veículo no canto superior direito.
Ao contrário de como é atualmente, onde a cor da placa que diferencia o tipo de uso, agora será a cor da letra que irá diferenciar se o veículo é um carro particular, oficial ou de colecionador, por exemplo. Veja as cores para cada tipo de uso:

Cores da nova placa por tipo de veículo

  • Particular: letras pretas
  • Comercial: letras vermelhas
  • Oficial: letras azuis
  • Colecionador: letras cinza
  • Especiais: letras verdes
  • Diplomático: letras douradas/marrom

Tipo de cor da nova placa Mercosul

No Brasil a mudança está prevista para acontecer gradualmente, informou o Ministério das Relações Exteriores. A partir de janeiro de 2016 a nova placa será obrigatória para os veículos novos, na hora do primeiro emplacamento. O mesmo vale, a partir de janeiro de 2016, para veículos que passarem por transferência de propriedade ou mudança de local do emplacamento.

A nova placa permitirá até 450 milhões de combinações diferentes. No Brasil o sistema atual de placas, com três letras e quatro números, permitiria uma variação de 175 milhões de combinações possíveis que duraria no máximo até 2030. Portanto o novo sistema de placas do Mercosul vem para desafogar um pouco essa limitação.
Na Argentina o caso é ainda mais extremo, pois o sistema atual (três letras e três números) permitiria 140 milhões de combinações possíveis, tornando o sistema limitado ano máximo até 2015. Isso indica que provavelmente a nova placa de veículos do Mercosul já começará a valer a partir do ano que vem na Argentina.
Esta unificação do sistema de placas visa facilitar a circulação, fiscalização e segurança dos veículos que transitam entre os cinco países do Merocosul, afirmou o Itamaraty. O que você acha da nova placa? Comente...
Fonte: www.motorede.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário