KTM 390 Duke: primeiras impressões

Moto conquista pelo desempenho e refinamento por R$ 21.990 com ABS.
Marca precisa ser reforçada no Brasil para replicar sucesso do exterior.


A KTM começa a vender no Brasil a 390 Duke, uma das motos mais aguardadas de sua linha, junto com a 200 Duke, que também chegará em breve. Custando R$ 21.990, com freios ABS de série, o modelo chega para ser um meio-termo entre uma Kawasaki Z300 e uma Honda CB 500F.

A 390 Duke pode brigar nestas duas faixas do segmento naked tanto pelo preço quanto pelo fato de, tendo uma cilindrada intermediária, não possuir concorrentes diretos.
Além disso, a moto tem um comportamento mais esportivo que a média, característica principal da marca austríaca.

A sigla KTM podem até passar sem chamar atenção entre parte dos motociclistas brasileiros, longe de ter o reconhecimento das motos de BMW e Ducati, por exemplo. Mas as 3 letras dão nome à maior fabricante de motos europeia que parece, enfim, chegar para mostrar seu potencial no mercado brasileiro, onde é mais consolidada no segmento off-road.

Nesta nova fase, após um hiato de anos sem presença oficial no país, a marca das motos laranjas tem uma parceria comercial com a Dafra, também responsável pela montagem das motos em Manaus. Como a indiana Bajaj detém 48% da KTM, os modelos de menor cilindrada, como a 200 Duke e 390 Duke, são fabricados na Índia, de onde vêm as peças para a produção brasileira.



Meio-termo

Apesar da briga com CB e Z300, a 390 Duke possui motor de 1 cilindro, enquanto os das rivais utilizam 2 cilindros. Isso traz um comportamento diferenciado para a KTM e a possibilidade de fazer um conjunto mais compacto. De acordo com a empresa, um dos trunfos da moto será a sua relação peso/potência.

Para avaliar estas qualidades, o G1 rodou com o modelo em circuito fechado. O primeiro ponto notado foi a ergonomia na moto, que proporciona um posicionamento com dose de esportividade, mas sem se tornar desconfortável.



O painel digital é moderno e traz bastante informação e até uma “shift-light”, que indica a hora de trocar de marcha em uma pilotagem esportiva. É possível também desligar o freio ABS por meio de um botão escondido do lado esquerdo, na borda do painel.

O acabamento é bem feito e, segundo a empresa, apesar de a produção ser na Índia, todo o projeto foi desenvolvido na Áustria.



Na pista

Logo ao ligar o motor é possível notar um som agradável e puxado para o grave. Os 373,2 cc de cilindrada rendem 44 cavalos de potência e 3,56 kgfm de torque. São números interessantes ao comparar às rivais e, na pista, mostram que nisso a moto também busca comportamento esportivo.

A 390 Duke oferece boas arrancadas, mas seu melhor funcionamento aparece em médios e altos giros, com um comportamento que pode ser considerado explosivo para a sua faixa de cilindrada. Em contrapartida, existe uma vibração excessiva do monocilíndrico, que ficou bem latente ao levar o propulsor ao desempenho máximo no circuito.

Mesmo como o motor acertado, o que mais chama atenção na moto é a leveza do conjunto, que permite trocas de direções com facilidade. O traçado da pista era bem sinuoso e a 390 Duke se mostrou apta para uma pilotagem esportiva.

As suspensões, que permitem regulagens, não são moles nem rígidas demais, o que deve refletir bom comportamento urbano. O jeito de pilotar lembra o de uma "supermotard", com posicionamento mais próximo do tanque.

Outro fator que ajuda é o funcionamento do ABS, que evita o travamento das rodas, mas de maneira suave, sem trepidações em demasia. Os freios são da ByBre, marca da Brembo para motos de média e baixa cilindrada, e são de fácil dosagem.

KTM precisa reforçar a marca no Brasil

Com o conjunto que possui, a expectativa de vendas da 390 Duke até o final do ano pode ser considerada tímida. A empresa espera emplacar apenas 250 unidades até dezembro, número baixo pela qualidade que oferece.

No acumulado do ano, a CB 500F já somou 1.163 unidades vendidas, de janeiro e julho. Enquanto a recém-lançada Z300 tem como objetivo ser a Kawasaki mais venida do país, superando a Ninja 300, que vendeu 1.042 unidades no nos 7 primeiros meses de 2015.

É impossível dizer que a moto é barata, mas ela acabou se encaixando bem entre as rivais. Oferece mais performance que uma Z 300 e é mais barata que a CB 500F, levando ampla vantagem de peso sobre ambas (compare os dados na tabela acima).



Além disso, o 390 Duke possui um refinamento acima da média para a sua cilindrada, além de ser mais exclusiva. O que resta para a KTM e sua parceira Dafra é buscar colocar o nome da marca austríaca entre as grandes marcas de motos também no Brasil, como ocorre na Europa e em boa parte do mundo.

Fonte: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2015/08/ktm-390-duke-primeiras-impressoes.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário